Saci – Tapera naevia – WikiAves

Saci

O saci é uma ave cuculiforme da família Cuculidae. Também conhecido por verão, peitica, buraco-feio, crispim, fem-fem (Amazônia), matinta-pereira (do tupi) matintape’re, matintaperera, matintaperê, sem-fim, seco-fico, sêde-sêde, tempo-quente e entre outros mais.

Seu nome significa: do (tupi) tapera, tapiera = nome ameríndio na língua tupi para uma ave cuculiforme que, segundo a mitologia indígena, grita imitando vozes de “espíritos” humanos; e do (latim) naevia, naevius = pintado, manchado, marcado. ⇒ Cuco pintado ou cuco manchado. “Coucou tacheté de Cayenne” de Brisson (1760) (Tapera).

Características

O padrão rajado das costas, cabeça e cauda, misturando linhas negras com faixas marrom escuras dificulta sua localização. Na cabeça, a risca branca do olho até a nuca e sob o olho é característica, mantendo as penas da cabeça eriçadas. Barriga e peito de cor branca ou creme. Segundo Tomas Sigrist mede 29 cm.

Rapidamente reconhecido pelo seu canto mais característico, emitido de forma contínua, ao longo do dia, no período reprodutivo e mais espaçadamente no resto do ano. Esse canto é entendido em diferentes partes do Brasil conforme cada um de seus nomes comuns. Também, raras vezes, canta durante a noite chegando a cantar várias noites seguidas. Possui dois cantos diferenciados no qual, normalmente, utiliza em situações diferentes. O de 2 notas é mais usado quando o pássaro está distante de um rival e serve para demarcar território e o outro de 5 a 6 notas geralmente é usado como canto de amanhecer ou entardecer, ou quando sente a presença de um indivíduo da mesma espécie no perímetro de seu território. Mas pode haver observações e conclusões diferentes de acordo com a região observada.

(…)

Hábitos

Embora seja fácil de escutar, é de difícil observação. Vive solitário, ocupando áreas abertas próximas a capões de mata, cordilheiras ou com árvores esparsas. Não usa áreas com vegetação baixa, ficando escondido entre o capinzal ou os arbustos. Canta pousado nos galhos inferiores de uma árvore ou em arbustos, ocasião em que pode ser observado melhor, se detectado a tempo. A qualquer sinal de perigo, voa para o interior da mata ou esconde-se nos arbustos.

Distribuição Geográfica

Ocorre no Brasil todo.


Ocorrências registradas no WikiAves

Referências:

____________

fonte: http://www.wikiaves.com.br/saciclique no link do WikiAves para ouvir o canto do Saci !

Anúncios
Esse post foi publicado em Autores, Prosa e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Saci – Tapera naevia – WikiAves

  1. rosa pena disse:

    Vamos comemorar nosso folclore! Viva o nosso Saci!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s