Calendário do Saci 2016 – Sacizal dos Pererês

calendario_do_saci_2016_sacizal_dos_pereres

O Calendário do Saci é lançado todos os anos pelo Sacizal dos Pererês com a PAR Facilities, e conta com as lendas do Folclore Brasileiro ilustradas.

Veja as edições anteriores do calendário:
http://sacizaldospereres.blogspot.com.br/p/blog-page_28.html

valorizacao-folclore

Sobre o Sacizal dos Pererês

“Criado por um grupo de amigos, cansados com a dominação de culturas importadas no Brasil, o Sacizal dos Pererês luta pela preservação e valorização do folclore e cultura nacionais. Seu personagem símbolo é o Saci Pererê que pretende ganhar um dia só para ele com a instituição da Lei do Dia do Saci. A data, 31 de outubro, atualmente é dominada pela festa do ‘Halloween’. Na ocasião a representação da cultura brasileira é nula. No estado de São Paulo o Dia do Saci é lei desde janeiro de 2003. Nas cidades de São Paulo, São Luis do Paraitinga e São José do Rio Preto, todas no estado de São Paulo, em Vitória/ES e Fortaleza/CE, o dia 31 de outubro também está reservado ao folclore nacional, com o Dia do Saci.

O Folclore

Mitos e lendas passados de geração para geração, assim é definido o folclore. No Brasil, muitas dessas ‘estórias’ surgiram nas regiões interioranas para transmitir mensagens importantes ou simplesmente assustar. O Folclore é o registro da história de um país em formato de lúdico. Retrata a identidade do povo de uma nação. Essas lendas devem ser lembradas e contadas para não serem esquecidas.

Os Personagens Folclóricos

Os personagens das lendas brasileiras são educadores da preservação do meio ambiente e dos valores intangíveis. Valorizar o lúdico nas escolas e na mídia é uma ação contra a desordem que está o planeta.

O Sacizal dos Pererês quer resgatar e valorizar nossa história. O Brasil tem características amplas que são retratadas nos personagens das variadas regiões. Tornar essas figurinhas propagadoras de uma sociedade de valores culturais preocupados com o meio ambiente e o ser humano é uma das propostas do Sacizal. O Brasil precisa mostrar sua diversidade cultural. ”

Saiba mais, inclusive sobre o Saci Pererê:
http://sacizaldospereres.blogspot.com.br/2014/07/sobre-sacizal-dos-pereres.html

http://sacizaldospereres.blogspot.com.br/

http://www.facebook.com/sacizaldospereres

Ilustração: José Bertoni

Anúncios
Esse post foi publicado em Contos e Lendas, Imagens e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Calendário do Saci 2016 – Sacizal dos Pererês

  1. Pingback: Joões-do-mato – desenho de Carla Pilla; lenda pesquisada por Clarice Villac | Recanto dos Sacis – um lugar mítico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s